terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Governo forma 50 Agentes Comunitários de Saúde em Jordão e Santa Rosa do Purus

IDM forma mais 50 agentes de saúde. Ação visa a qualificação profissional dos servidores da saúde (Foto: Assessoria IDM)


Nos dias 29 e 30 de novembro, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou a formatura de 50 Agentes Comunitários em Saúde (ACS) nos municípios de Jordão e Santa Rosa do Purus, respectivamente. O governo do Estado já proporcionou a formação de ACS a 1.020 profissionais em serviço de saúde em todos os municípios do Acre.
A execução do curso se dá por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, que tem como coordenadora-geral Anna Lúcia Abreu, e coordenadora do curso de ACS a enfermeira Sabrine Benigna Strube Coelho. O curso teve bases teóricas e práticas, e o Aperfeiçoamento em Materno Infantil, como solicitação do Ministério da Saúde, para auxiliar no Programa de Redução da Mortalidade Materno-Infantil na Região Norte.
“Um dia sonhamos com essa profissão. Ouvimos, seguimos as orientações dos profissionais competentes, e com muito esforço hoje podemos colher os frutos. Ser agente de saúde é ser capaz de levar ao ser humano a promoção e a prevenção da saúde, é ir além da obrigação de ter que cumprir tarefas, é estar engajado na profissão e compartilhar com o ser humano sobre as necessidades que cada um deve ter com a sua saúde”, disse Adessandra Santos de Araújo, educanda do curso ACS em Santa Rosa do Purus.
Antônio Marlino Mendonça Matos, educando do curso de ACS em Jordão, disse estar agradecido pela oportunidade. “O curso foi muito significativo, estamos muito felizes, e aproveito para agradecer ao governador do Estado pelo empenho e compromisso com a saúde do nosso Acre. Tenho certeza de que, com essas capacitações que tivemos, vamos desempenhar um trabalho com êxito e dignidade à nossa população”, promete.
“O ACS é o mediador entre a comunidade e os serviços de saúde, no qual o agente é o ator principal, o elo entre os serviços públicos de saúde e os resultados obtidos por meio dessa interação, e o governo do Estado está se empenhado para que a promoção de saúde seja efetivada, qualificando cada vez mais os profissionais, beneficiando todas as comunidades do nosso Estado”, destaca Marco Brandão, diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr.
 Foto: a formando a Senhora Edvanete da Silva e seu esposo João Narcisio da Silva
 Foto: João Narcisio 
Foto: João Narcisio e André da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário