quinta-feira, 3 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra Influenza começa neste sábado


A coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização/PNI divulga as datas das campanhas de vacinação de 2012. A primeira delas, contra a Influenza, começa dia 5 de maio (sábado) destinada a idosos, gestantes, crianças e indígenas, com lançamento simultâneo em todos os municípios. A secretária de Saúde Suely Melo faz o lançamento da campanha em Rodrigues Alves. Até o dia 25 de maio, a estimativa é de que 109 mil pessoas recebam a dose da vacina em todo o Estado.
A vacina contra a Influenza, fabricada com o vírus inativado (sem risco de manifestação da doença), protege contra os três principais vírus em circulação no Hemisfério Sul e não oferece risco à saúde, mas quem apresenta alergia severa a ovo deve procurar um médico para receber orientações.A meta da Secretaria de Saúde do Estado é vacinar 88 mil pessoas, 80% do total do público-alvo durante o período. Em todo o país deverão receber imunização contra a doença 24,1 milhões de pessoas. Todos os municípios estão preparados para o dia de mobilização para a vacinação, o Dia D. As equipes foram orientadas sobre a campanha e o atendimento, em reuniões realizadas em todas as regionais do Estado pela coordenação do PNI/Acre.
Crianças que vão tomar a vacina pela primeira vez merecem atenção dos pais. Elas devem receber duas doses com trinta dias de intervalo. As que já receberam duas doses em 2011 devem tomar apenas uma este ano. Cuidados básicos de higiene podem ajudar a evitar contrair ou transmitir gripes. Lavar bem as mãos com água e sabão com frequência; evitar tocar olhos, boca e nariz após ter contato com superfícies principalmente em locais públicos; não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar. Caso haja agravamento da gripe com febre e sintomas respiratórios, é indicado que o paciente procure atendimento médico.
Calendário vacinal de 2012
CALENDARIO_2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário