quarta-feira, 7 de março de 2012

Conheça a origem do Dia Internacional da Mulher

SANTA ROSA DO PURUS-AC: Alvo de louvores por parte de alguns e zombarias por parte de outros, 08 de março é Dia Internacional da Mulher. A história começou há muitos anos, lá pelos idos de 1857, quando mulheres da indústria têxtil teriam feito um grande e poderoso protesto contra suas condições de trabalho em 08 de março, na cidade de Nova Iorque.
O fato nunca foi comprovado, mas em 28 de fevereiro de 1909 houve o primeiro Dia Nacional da Mulher, na terra do Tio Sam, patrocinado pelo Partido Socialista. No ano seguinte, na reunião da Internacional Socialista (organização global de partidos social-democratas, socialistas e trabalhistas fundada em 1889), foi instituído o Dia da Mulher, sem data certa, como forma de apoio aos direitos e ao sufrágio feminino (lembre-se: mulher não podia votar).
O impacto desse movimento foi observado no ano seguinte, quando o dia 19 de março virou a data símbolo do movimento feminino na Áustria, Alemanha, Suíça e Dinamarca. A Rússia foi a grande precursora da comemoração do Dia da Mulher, antes e depois da revolução comunista, a ponto de, a partir de 1965, virar feriado nacional em homenagem a todo esforço feminino pela construção do comunismo e pelo heroísmo em defesa da Pátria-Mãe.
Quando a data foi oficializada
No Ocidente, a idéia só voltou a ganhar força a partir da década de 60, com o movimento feminista, até que as Organizações das Nações Unidas (ONU), em 1975, proclamou 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Em 1977, as Nações Unidas decidiram que, apesar dessa oficialização, cada país poderia comemorar de acordo com seus próprios calendários. Este domingo é um dia especial na Albânia, Algéria, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Bósnia, Brasil, Burkina Faso, Camarões, China, Cuba, República da Geórgia, Itália, Israel, Laos, Cazaquistão, Kyrgyzstão, Macedônia, Moldova, Mongólia, Montenegro, Romênia, Rússia, Servia, Tajiquistão, Ucrânia, Uzbequistão, Vietnã e Zâmbia.
Parece até piada, mas, em alguns países, como Armênia e Romênia, decidiu-se que o Dia da Mulher e o Dia das Mães fossem comemorados juntos (como se mulher só servisse para criar filhos). Na Armênia, aliás, a homenagem às mulheres se estende até 7 de abril, porque o dia, além de ser feriado religioso da anunciação, foi instituído como o dia nacional da beleza e da maternidade.



Leia mais: http://www.calendarioseferiados.com/conheca-a-origem-do-dia-internacional-da-mulher/#ixzz1oS9OjxGD

Nenhum comentário:

Postar um comentário