sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Onze crianças indígenas morrem em Santa Rosa com suspeita de rotavírus

 A Secretaria Estadual de Saúde já está ciente do problema e enviou médicos e agentes de saúde para o local.



Informações de moradores do município de Santa Rosa do Purus dão conta de uma epidemia que está ameaçando várias aldeias indígenas da região e já fez pelo menos 11 vítimas fatais.

Os sintomas de uma doença ainda não identificada pelos médicos e administradores da Casa do índio em Rio Branco deixam as crianças com diarréia, vômito e febre alta.

A suspeita é de que seja uma espécie de rotavírus, e as principais vítimas são crianças da etnia kulina. Várias delas, inclusive, chegaram a ser encaminhadas para Rio Branco e  terminaram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro, vindo a falecer em seguida.

A Secretaria Estadual de Saúde já está ciente do problema e enviou médicos e agentes de saúde para o local. O problema tem preocupado o governador Tião Viana, que determinou uma solução urgente para o caso.

Após confirmar a informação com agentes de saúde de Santa Rosa, a reportagem da Agência ContilNet tentou entrar em contato com o administrador da Casa do Índio, Raimundo Costa, através do telefone (68) 840X 1776, mas o telefone estava fora da área de cobertura.

Num contato com uma das gerentes da unidade de saúde, Márcia Andréia, ela informou que estava fora do estado e não poderia falar sobre o assunto.

Outras aldeias indígenas de Santa Rosa já apelaram por apoio e temem que o vírus se dissemine entre seus membros já que o problema persiste há quase um mês.

O que é rotavírus

Rotavírus é um gênero de vírus de RNA de dupla hélice da família Reoviridae. É umas das principais causas de diarréia grave em lactentes e crianças jovens, e é um do diversos vírus que causam infecções comumente chamadas de gastroenterite.

Estima-se que, aos cinco anos de idade, quase todas as crianças do mundo tenham sido infectadas pelo rotavírus pelo menos uma vez. No entanto, como em cada infecção, a imunidade se desenvolve, as infecções subsequentes são menos graves, e adultos raramente são afetados.

Existem sete espécies desse tipo de vírus, conhecidas como A, B, C, D, E, F e G. O Rotavirus A, o mais comum, é o responsável por mais de 90% das infecções em seres humanos. (Fonte: Wikipedia). da Agencia de Notícia ContilNet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário