segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Histtoria do Estado do Acre, Diversidades e Culturas

Acre
Ponte de Pedestres do Mercado de Rio Branco
 Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonasa norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Ocupa uma área de 152.581,4 km², sendo pouco menor que aTunísia. Sua capital é a cidade de Rio Branco.
Esse estado é o extremo oeste da Região Norte do Brasil. Com uma hora a menos em relação ao fuso horário de Brasília (DF), nela se localiza o último povoamento do Brasil a ver o sol nascer, na serra da Moa, na fronteira com o Peru. A intensa atividade extrativista, que atingiu o auge no século XX, atrai brasileiros de várias regiões para o estado. Da mistura de tradições sulistaspaulistasnordestinas eindígenas surgiu uma culinária diversificada, que junta a carne-de-sol com o pirarucu, peixe típico da região, pratos regados com tucupi, molho feito de mandioca.
transporte fluvial, concentrado nos rios Juruá e Moa, a oeste do estado, e Tarauacá e Envira, a noroeste, é o principal meio de circulação, sobretudo entre novembro e junho, quando as chuvas deixam intransitável a BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul.
Geografia
Rio Juruá
Geografia do Acre é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características geográficas do território acreano. O relevo do Acre é caracterizado pela ocorrência de depressões na maior parte do território (Depressão da Amazônia Ocidental). No norte, aparece uma planície estreita. Os rios acrianos pertencem à bacia hidrográfica do rio Amazonas. Os principais são o Purus, o Juruá e o Abunã. O clima é equatorial úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano (os índices pluviométricos variam de 2.000 mm a 2.500 mm anuais). A temperatura média anual varia entre 22ºC e 26ºC. No Acre, predomina a floresta Amazônica.
Turismo
Rio Moa, um dos rios que passam pelo parque.
Parque Nacional da Serra do Divisor se localiza nos municípios de Rodrigues AlvesPorto Walter,Marechal ThaumaturgoMâncio Lima e Cruzeiro do Sul, no estado do AcreBrasil, na fronteira com o Peru. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidadeautarquia vinculada aoMinistério do Meio Ambiente.
A origem do nome vem do relevo da região onde se encontra um divisor natural das águas das bacias hidrográficas do Rio Ucayali (Peru) e Rio Juruá (Brasil).
Cultura
Extração de látex de uma seringueira.
Cultura do Acre é muito parecida com a dos outros Estados da região Norte. A comida típica utiliza o pato e o pirarucu, que herdou dos índios, e o bobó de camarão, vatapá e carne de sol com macaxeira, trazido do Nordeste brasileiro logo quando iniciou a extração do látex.
No artesanato os artigos confeccionados com materiais extraídos da floresta amazônica. Do seringal surgiu a figura do seringueiro, que colaborou em momentos importantes da história brasileira para o desenvolvimento do país, trabalhando duro na extração do látex na floresta amazônica.
Você Sabia?
Memória ao centenário da Revolução Acreana em Rio Branco, capital do Acre.
ue o nome Acre surgiu de aquiri, que significa rio dos jacarés na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região banhada pelo rio que empresta o nome ao estado?
...que Revolução Acreana é o termo dado à revolta da população que ocupava o que hoje é o estado do Acre contra a Bolívia, que detinha a soberania da área?
...que a maior parte do Estado do Acre ainda é formada por mata intocável, protegida principalmente pelo estabelecimento de florestas de proteção integral, reservas indígenas e reservas extrativistas?
...que Acre é um dos menores estados brasileiros e um dos mais isolados, por outro lado possui em seu território uma imensa riqueza natural?
...que o clima que predomina no Acre é o amazônico equatorial, que corresponde a uma elevada temperatura e uma grande concentração de umidade, condições ideais para proliferação da biodiversidade?
...que a rede hidrográfica é um importante meio de transporte no Acre, uma vez que a maioria dos núcleos urbanos se encontra às margens de rios?
...que com a assinatura do Tratado de Petrópolis não foi preciso estourar uma guerra para se resolver o problema do Acre?

Feriados Estadual



Feriados

Data
Feriado
23 de janeiroDia do evangélico
15 de junhoAniversário do estado
6 de agostoInício da Revolução Acreana
5 de setembroDia da Amazônia
17 de novembroAssinatura do Tratado de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário