quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Presidência veta mudanças no fuso horário do Acre, Amazonas e Pará

O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), em despacho divulgado no Diário Oficial da União de ontem, 21 de dezembro, Ano CXLVIII Nº 244, vetou mudanças no fuso horário dos estados do Acre, Amazonas e Pará. Pelo texto aprovado na Câmara em novembro, esses Estados teriam duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, considerando o horário normal, ou três horas a menos, considerando o horário de verão.
O veto foi assinado pelo vice-presidente Michel Temer, que estava no exercício da Presidência nesta terça, quando Dilma Rousseff foi ao Uruguai em viagem oficial.
politica_221211_6.jpg
TEMER afirma que vetou o projeto “integralmente, por contrariedade ao interesse público”
Em mensagem enviada ao Congresso, Temer afirma que vetou o projeto “integralmente, por contrariedade ao interesse público”. O texto afirma que a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência opinou pelo veto.
“Da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados”, disse a Secretaria de Relações Institucionais.

O projeto

O projeto aprovado no Congresso restabelecia o fuso que vigorou entre 1913 e 2008 na região. A mudança foi implementada por lei da autoria do atual governador do Acre, Tião Viana (PT), sob o argumento de integrar o Estado econômica e politicamente ao restante do país.
Contudo, em referendo realizado em 2010, 56% dos eleitores no Acre votaram a favor da retomada do horário anterior a 2008.

Veja na integra o despacho do presidente em exercício Michel Temer (PMDB)

Senhor Presidente do Senado Federal,

Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1o do art.66 da Constituição, decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei no 1.669, de 2011 (no 91/11 no Senado Federal), que “Altera o art. 2o do Decreto no 2.784, de 18 de junho de 1913, para restabelecer os fusos horários do Estado do Acre, do Estado do Pará e do Estado do Amazonas”.
Ouvida, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República manifestou-se pelo veto ao projeto de lei, pela seguinte razão:

Razão do veto

“Da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados.”
Essa, Senhor Presidente, a razão que me levou a vetar o projeto em causa, a qual ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.
Com informações do Portal G1
politica_221211_7.jpg

Planalto volta atrás em relação ao veto sobre fuso horário do Acre.


O DOU não revelou se foi Dilma Rousseff ou Michel Temer quem assinou a mensagem de veto enviada ao Congresso .



O Palácio do Planalto decidiu recuar em relação ao veto integral da mudança do fuso horário do Acre e partes do Amazonas e Pará. A presidente Dilma Rousseff vai enviar ao Congresso nesta quinta-feira (22) um Projeto de Lei com urgência para que a hora antiga do Acre e do Amazonas seja restabelecida de acordo com o fuso horário Greenwich “menos cinco”, ou seja, menos duas horas em relação ao horário de Brasília.

- Beto Vasconcelos, assessor da presidente Dilma na Casa Civil, já comunicou a decisão ao meu líder no PMDB, o deputado Henrique Alves, e ao vice-presidente Michel Temer. O Projeto de Lei não vai incluir mudança no Pará - disse ao Blog da Amazônia o deputado Flaviano Melo (PMDB-AC).

Segundo o parlamentar, o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), foi consultado pela presidente Dilma e concordou com o envio do Projeto de Lei alterando o horário no Sul do Estado.

Nesta quarta-feira (21), o Diário Oficial da União (DOU) trouxe a mensagem de veto integral “por contrariedade ao interesse público”, do Projeto de Lei no 1.669, que pretendia alterar o art. 2o do Decreto no 2.784, de 18 de junho de 1913, para restabelecer os fusos horários do do Acre e partes do Pará e Amazonas do fuso Greenwich “menos quatro” para o fuso “menos cinco”, como era até 2008.

Atualmente, por causa do horário de verão, a diferença é de duas horas, decorrente de alteração realizada em 2008, sem consulta popular, a partir de uma lei de autoria do então senador Tião Viana (PT), atual governador do Acre, sancionada por Lula, presidente na época. A lei de Viana foi repudiada nas urnas pela maioria da população acreana.

O deputado Flaviano Melo, autor do projeto que resultou na realização de um referendo no Acre para que a população decidisse no ano passado sobre a mudança do fuso horário, esteve reunido com o vice-presidente Michel Temer.

- Quem assinou o veto foi a presidente Dilma. O Temer me disse assim: “Só se eu fosse imbecil ao quadrado para vetar um projeto democrático que eu ajudei a aprovar” - relatou Melo após reunião no Palácio do Jaburu.

O DOU não revelou se foi Dilma Rousseff ou Michel Temer quem assinou a mensagem de veto enviada ao Congresso, mas uma fonte do Palácio do Planalto consultada pela reportagem afirmou que foi o vice-presidente.



Menor buraco negro é descoberto.

lustração mostra buraco negro com cerca de três vezes a massa do nosso Sol
MAIS:_Cientistas descobrem os dois maiores buracos negros já vistos
Objeto teria massa apenas um pouco maior do mínimo necessário para poder existir.


Uma equipe internacional de astrônomos encontrou um candidato para o título de menor buraco negro do universo. O novo recordista pesa cerca de 3,8 vezes a massa do nosso Sol e possui apenas 24 km de diâmetro.
O pequeno objeto altamente maciço e compacto foi descoberto em 2011 escondido em um sistema binário de nossa galáxia conhecido como XTE J1650-500. No entanto, sua massa nunca tinha sido medida com precisão.
Como o buraco negro é um corpo com força gravitacional maior que a velocidade de escape da luz, os astrônomos usaram o observatório espacial de raios-X RXTE, da Nasa, para analisar as emissões de raio X vindas do astro e medir o seu peso e sua extensão.
O que os estudos revelaram foi um buraco negro com massa apenas um pouquinho maior do mínimo necessário para poder existir. “Este buraco negro está muito perto do limite”, disse o cientista líder do estudo, Nikolai Shaposhnikov.
Segundo o astrônomo, o buraco negro do sistema XTE J1650-500 tem cerca de três vezes a massa do nosso Sol. Para efeito de comparação, o buraco negro que habita o centro da nossa galáxia tem cerca de quatro milhões de vezes a massa do Sol.
“Por muitos anos, nós [astrônomos] queríamos saber o menor tamanho possível de um buraco negro, e esse 'carinha' é um grande passo para responder esta pergunta”, disse Shaposhnikov.

Windows 8 está chegando e novas imagens aparecem na internet.


Como sempre acontece nos meses que antecedem o lançamento de uma nova versão do Windows, diversas imagens do futuro sistema continuam a aparecer na internet. Desta vez foi o PCBeta que revelou novas screenshots da versão developer build 8.172.
Uma das imagens mostra a tela de configurações do Windows totalmente remodelada para a interface Metro, com links para personalizar notificações, buscas e acesso ao dispositivo. A tela de bloqueio também poderá ser personalizável.
Outras imagens mostram o Explorer do Windows 8 em execução. A interface ribbon que estreou no Office 2007 será mantida nos menus das janelas. A aba pode ser mantida ou escondida, de acordo com a preferência do usuário.
Outra imagem mostra alguns ícones presentes na tela, e é fácil perceber que a aparência será alterada conforme a personalização do usuário, com aplicativos e os “azulejos” preenchendo a tela.
Ainda é possível ver a nova janela de transferência de arquivos, muito mais interativa, o novo gerenciador de tarefas e o “Sobre o Windows”, confirmando a nova build flagrada.
Não há uma confirmação se essas imagens são mesmo reais, mas o estilo apresentado nas telas segue o padrão já apresentado por diversas outras imagens “vazadas” do novo Windows. A versão beta do Windows 8 tem previsão de lançamento para a fevereiro de 2012 (informação ainda não confirmada), e todas as novidades você acompanha aqui no Tecmundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário