sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Memorias de Santa Rosa do Purus

Conheça os fundadores de Santa Rosa do Purus, bravos Homens e Mulheres que vieram do Município de Manoel Urbano e Sena Madureira.

O Município de Santa Rosa do Purus foi desmembrado de Manuel Urbano, e constituído através da Lei Estadual nº. 1.028 de 28 de abril de 1992, promulgada pelo então Governador, Edmundo Pinto de Almeida Neto. Fica situado na Regional do Alto Purus, sendo um dos municípios mais isolados do Estado. Em Santa Rosa do Purus a presença do Estado mais marcante, são as “ondas de rádio” e o “sinal de TV”, tendo em vista que as concessões de rádio e TV são uma prerrogativa do Estado. Esses veículos de comunicação, portanto, são os grandes responsáveis pelo lazer, pela informação e pela quebra do isolamento em que vive seu povo. O rio, no caso o Purus, é o grande articulador do espaço Regional, sendo o transporte fluvial, através de barcos e "voadeiras" o principal meio para o deslocamento de pessoas e de mercadorias que abastecem o município. O Purus também emprestou seu nome ao município, que hoje se denomina Santa Rosa do Purus, pelo fato de uma remessa do seu FPM, nos idos de 1992, ter ido parar na conta do município, seu homônimo, no Rio Grande do Sul. Hojé Santa Rosa vem se desenvolvendo de uma forma rapida a pesar da distância e as dificuldades para teransportar o material de construção, que só acontece em épocas de chuva que é de dezembro a maio que totaliza um período de 6 meses de transporte fluvial sem interrupção.

 Foto: A primeira Câmara de Vereador Constituinte de Santa Rosa do Purus,
eleita na época de 1993.
reunida na Câmara Municipal de Manoel Urbano para criação da Lei Orgânica Municipal, que foi elaborada pelo Vereador na época o Senhor José Lima dos Santos,
que uns dos mais atuantes na década de 1993.  
 Foto: Raimundo Ribeiro dos Santos sua esposa Dona Helena e seus filhos, família que sairão do Seringal Manuriá  e veio para colaborar no inicio na criação do Município de Santa Rosa do Purus.
 Foto: Antonio Roque de Carvalho Primeiro Prefeito Eleito em Santa Rosa do Purus, eleito na década de 1993 com uma votação de 55 votos, Antonio Roque de Carvalho e família são pioneiros neste município e merece o respeito da população de Santa Rosa.
 Foto: Santa Rosa do Purus inicio de uma época difícil, só vinha nesta cidade quem tinha negocio. 
 Foto: Maria Nilza Taumaturgo de Moura, uma das fundadoras e bravas Mulheres que saíram de Manoel Urbano para morar em Santa Rosa do Purus  na época de 1992.
Foto: Inicio da Cidade de Santa Rosa do Purus

Um comentário:

  1. Legal amigo, sou João de Jordao e vc me deu uma otima ideia de mostrar tambem a fundação do meu municipio que foi no mesmo ano de 93. Posso copiar sua ideia?
    Add teu blog adiciona meu tambem, ok
    jordaoagora.blogspot.com
    email:joaoarlenildo@hotmail.com

    ResponderExcluir