sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Efeitos atmosféricos podem ser confundidos com UFOs


Um giro pelo o mundo

Estando tão preocupados com a rotina, alguns se esquecem de olhar para os céus e, quando o fazem, encontram efeitos atmosféricos tão incríveis que podem chegar a pensar que aqueles halos e luzes são, na verdade, discos voadores. Mas não há nada de alienígena nisso, já que eles podem ser facilmente explicados pela Física.

A imagem acima, por exemplo, é a de um halo lunar capturado pelas lentes do fotógrafo Eddy Stockard, que compartilha outras imagens incríveis em sua conta do Flickr. Na ocasião, Stockard estava passando uma temporada de três meses no Manto de Gelo da Groelândia, mais especificamente em uma estação de pesquisa financiada pelos Estados Unidos.

Os halos lunares são produzidos a partir da refração da luz da Lua nos cristais de gelo presentes em nuvens altas. Além desses, outros efeitos ainda mais curiosos estão presentes na galeria, como a aurora boreal, causada pelo impacto das partículas do vento solar ou de poeira espacial com a atmosfera da Terra.
Outras luzes curiosas que aparecem nos céus da Groelândia são os parélios. Conhecidos em inglês como sun dogs, esses são pontos de luz que normalmente aparecem em halos solares, um de cada lado do sol.


Possível nave alienígena em Mercúrio divide cientistas e ufólogos.
Uma imagem de telescópio divulgada nesta semana está causando polêmica na comunidade científica. Aparentemente, um objeto voador não identificado aparece cruzando o espaço nas proximidades do planeta Mercúrio, e ufólogos questionam o que ele poderia ser.
Entretanto, a NASA fez questão de negar os rumores e afirmou que o efeito, que pode ser conferido no vídeo acima, trata-se apenas de uma falha na maneira como as imagens do telescópio são processadas. Mesmo especialistas que defendem a existência de vida em outros planetas também apontam que não deve haver outros seres em planetas mais próximos ao Sol.

A imagem do telescópio foi analisada pelo Laboratório de Pesquisas Navais dos Estados Unidos, e o pesquisador Nathan Rich confirmou a autenticidade delas. Entretanto, apesar de não confirmar que objeto em movimento é um erro de processamento, Rich destaca ser pouco provável que ser trate de outra coisa que não uma falha no arquivo.

NASA afirma ter encontrado 47 planetas "habitáveis"

A missão da NASA conhecida como Kepler está encontrando novos planetas de forma incrível desde o ano passado. E agora, para organizar as informações, os cientistas começaram a fazer uma espécie de tabela periódica de planetas habitáveis. A classificação que consta na tabela ainda divide os corpos celestes em 18 categorias, levando em consideração a massa, a temperatura média e a constituição do planeta.
Segundo Abel Méndez, pesquisador responsável pelo projeto, “Um resultado importante dessa tabela é a habilidade de compararmos planetas em uma escala, do melhor para o pior candidato a receber vida”.
De todos os que foram encontrados até então, 45 deles têm potencial para se tornarem habitáveis. Contudo, destes apenas 15 são planetas, sendo que outros 30 são luas. Já quanto à confirmação, a NASA aponta dois planetas, o Gliese 581d e o HD 85512b, como sendo perfeitos para a existência de vida como a que possuímos na Terra.
Observações futuras com novos instrumentos, tanto terrestres quanto espaciais, serão necessárias para confirmar a viabilidade de vida nos planetas que constam como candidatos.

Um pouco do Bairro Cidade Nova da Cidade de Santa Rosa do Purus Vista de cima

 Foto: Vista áerea de Santa Rosa do Purus (clik na imagem para ampliar)


 Foto:  Araão Carvalho, Momoria das Eleições de outubro de 2010
 um trabalhos realizado como Mesário da Aldeia Sobral 
 Rio Purus, Município de Santa Rosa do Purus
 Foto: João Nrcisio se preparando para embarcar no elicoptéro rumo a Aldeia Sobral
para prestar serviços para justiça eleitoral como mesário nas eleições de 2010
 Foto: João Narcisio e Gordo na Aldeia Sobral, prestando serviços
para Justiça Eleitoral de Santa Rosa do Purus
Foto: Vista panorama do Rio Purus do elicoptéro rumo a Aldeia
Sobral, para trabalhar nas Eleições de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário