segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Meio Ambiente: IPAM organiza atividades do Moving Planet no Acre

No Acre, a programação variada atinge diferentes públicos, a exemplo da palestra de abertura do evento, ministrada pelo Pesquisador da WHRC, Foster Brown, no dia 19 de setembro.



O mundo inteiro está interagindo em prol de um único ideal: minimizar os impactos ambientais provocados pelo uso desenfreado dos recursos naturais, e principalmente reduzir a emissão de gases de efeito estufa, consequentemente os efeitos das mudanças climáticas quais já são vivenciadas pela humanidade. 



Tal interação vem ocorrendo através da ação Global pelo meio ambiente, lançada pela 350.org, que socializa a informação de que 350 parte por milhão é o número que os principais cientistas dizem ser o limite máximo de segurança para a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. A ação global pelo meio ambiente intitulada “Um dia para ir além dos combustíveis fosséis”, será realizada em diversos países, no período 19 a 24 de setembro, através de palestras, cursos, e movimentos culturais. No Acre, o evento está sendo organizado pela união de diversas instituições como o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Woods Hole Research Center (WRHC), Uninorte, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre (SEMA), Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistema Agroflorestais do Acre (Pesacre), Comissão Pró-Índio (CPI), Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE), Universidade Federal do Acre (UFAC), Colégio Alternativo e outras.No Acre, a programação variada atinge diferentes públicos, a exemplo da palestra de abertura do evento, ministrada pelo Pesquisador da WHRC, Foster Brown, no dia 19 de setembro. Com o tema Aprendendo Sobre Mudanças Climáticas”, a palestra reuniu  cerca de 150 alunos do ensino médio de Rio Branco. Dando continuidade a programação, foi realizada uma mesa redonda composta por comunicadores sociais do Estado, os jornalistas Altino Machado, Bruno Cássio, Evandro Ferreira e  Marcos Afonso, debateram as formas de comunicar os problemas e soluções das mudanças climáticas, com a mediação da assessora de comunicação do escritório regional do IPAM no Acre, Julie Messias. A segunda mesa redonda foi realizada no dia 21, também na Biblioteca da Floresta, com a participação de representantes de ONG’S, Foster  Brown (WHRC), Eduardo Amaral Borges, do Pesacre, Francisca Arara e Vera Olinda, pedagoga e coordenadora da CPI; Instituições Governamentais, Magaly Medeiros, diretora executiva da SEMA, Fabiana Campelo, coordenadora da UTRE; Professores, Tadeu Melo, da UFAC, e Romero Cesar, do Colégio Alternativo. A mesa redonda que abordou Soluções para as Mudanças Climáticas, foi mediada pela  coordenadora do escritório regional do IPAM no Acre, Elsa Mendoza.Encerrando a programação do Moving Planet no Acre será realizado, no dia 24 de setembro, plantio de mudas nas margens do Igarapé Judia,  marcha pela diminuição da emissão de gases de efeito estufa, onde a concentração será na praça dos skatistas no Canal da Maternidade, em Rio Branco-AC, às 16h30, com destino a Concha acústica onde serão realizadas peça teatral e um show.

PT lança pré-candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul

Falando como pré-candidato, Siqueira disse aceitar com muita honra e orgulho o convite e que está preparado para o debate. “Vamos dialogar com os companheiros da Frente Popular, nosso objetivo é a unidade dos partidos em torno de um nome. Tenho certeza de que podemos fazer um bom trabalho na prefeitura da minha cidade”, disse.
O evento contou com a participação do presidente estadual do PT, Leonardo de Brito; deputado federal Thaumaturgo Lima; assessor especial do governo do Estado, Francisco Nepomuceno, o Carioca; e do secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, além de centenas de militantes, inclusive da Zona Rural do município.
O encontro foi conduzido pelo presidente do PT local, Gontran Neto, que convidou oficialmente Marcelo Siqueira para representar o partido nas próximas eleições como candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Neto anunciou ainda a filiação de novos petistas e alguns nomes que disputarão as vagas de vereadores. “Nunca Cruzeiro do Sul quis tanto um prefeito do PT, e o professor Marcelo Siqueira representa hoje a continuidade dos investimentos que a Frente Popular vem realizando na região”, disse.
politica_25a0911_2.jpg
O presidente estadual do PT, Leonardo de Brito, falou a respeito da conjuntura política estadual e dos motivos que levaram o partido a fazer sua proposta em torno da candidatura de Siqueira nas próximas eleições. Brito fez questão de frisar que o critério recaiu em um perfil que demonstrasse a vontade do partido em estender as políticas públicas, que já são bem conhecidas da população, a nível federal e estadual. “O companheiro Marcelo Siqueira representa o perfil que iremos apresentar à FPA. Esse é um momento muito importante para a militância do partido e mais ainda para Cruzeiro do Sul, que terá em Siqueira a oportunidade de mudança para melhor”, falou.
O deputado federal Thaumaturgo Lima enfatizou a importância da participação da juventude no processo e disse ter certeza da vitória nas próximas eleições. “Vamos ganhar essa prefeitura e fazer uma revolução na administração municipal. A população de Cruzeiro do Sul não agüenta mais esse atraso que aí está”, desabafou.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, o lançamento da pré-candidatura de Siqueira um ano antes das eleições representa o amadurecimento e a unidade do PT em Cruzeiro do Sul. “Marcelo Siqueira é um nome forte e que representa muito bem vários seguimentos da sociedade e dignifica o Partido dos Trabalhadores”, afirmou.
Para o assessor especial do governo, Francisco Nepomuceno, não é difícil ganhar essas eleições se compararmos com o pleito dos anos 1990. “Naquela época sim a coisa era feia, a gente lidava com pistoleiros e não sabia se iria estar vivo no outro dia. Hoje a história é outra e se tirarmos as obras do Governo do Estado em Cruzeiro do Sul, não fica nada”, alfinetou.

Jovem professor da Ufac Marcelo Siqueira foi escolhido por unanimidade pela militância para representar o partido nas próximas eleições
O auditório do Centro de Educação de Cruzeiro do Sul (Ceduc) ficou pequeno para receber os militantes do Partido dos Trabalhadores que fizeram questão de participar de uma noite histórica no Juruá. Na sexta feira, 23, o professor Marcelo Siqueira foi escolhido por unanimidade pré-candidato a prefeito da segunda maior cidade do Estado.
A escolha do jovem enfermeiro e professor representa um novo ciclo na política local. Aos 31 anos de idade, Siqueira quebra paradigma e surge como a nova liderança dos petistas, que apresentam à população dentro do pacto de gerações um nome novo, mas com um perfil que agrega competência, responsabilidade e liderança.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário