domingo, 28 de agosto de 2011

Plano Plurianual começa a ser discutido com sociedade civil do Acre

A equipe de governo do Estado iniciou ontem os debates entre Poder Público e sociedade civil sobre as prioridades e metas do Plano Plurianual (PPA). As discussões acontecerão em todas as regionais do Estado: Baixo Acre, Alto Acre, Juruá, Purus e Tarauacá-Envira. A primeira oficina aconteceu na Escola Armando Nogueira e envolveu a sociedade civil da região do Baixo Acre, que compreende os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Senador Guiomard.
Márcio Veríssimo, secretário de Planejamento do Estado (Seplan), explica que essa primeira oficina com os representantes do Baixo Acre é importante. Veríssimo lembra que antes desta oficina foi feita uma consulta pública que envolveu mais de 7.400 pessoas, nos 22 municípios. “Isso foi iniciado ainda no Plano de Governo e, já no início deste governo de Tião Viana tivemos uma conversa com todos os secretários para vermos quais eram as principais demandas. Os primeiros seis meses de Governo foram muito intensos, com muito trabalho e hoje temos fonte de recursos para grande parte desses investimentos que compõem as diretrizes do Governo que está dentro do PPA”, frisou o secretário de Planejamento.
Parte das diretrizes discutidas no Plano de Governo estão em execução com esses recursos, como exemplo o secretário Márcio Veríssimo destaca os programas: Ruas do Povo; programa de fortalecimento da área de produção e o do programa industrial.
O vice-governador César Messias participou dos debates na oficina realizada em Rio Branco e ressaltou que embora essas ações estejam sendo executadas, o governador Tião Viana quer algo maior.
“Nós queremos discutir não apenas o plano de governo de 2011, mas um plano de governo até 2015. O que está sendo debatido aqui com representantes de toda a região do Baixo Acre são as metas prioritárias. A participação da sociedade civil está sendo muito boa. As pessoas estão argumentando, apresentando propostas, querem melhorar metas”, destacou Cesar Messias.
Moradora do município do Bujari, Sônia Cabral disse que fez questão de deslocar-se de sua cidade até Rio Branco para ser uma voz ativa na oficina do PPA da regional do Baixo Acre.

 Fotos abaixo parte dos representantes do Poder Público e dá Sociedade Civil de Santa Rosa do Purus que foram participar dos debates sobre prioridades do PPA - Plano Plurianual de 2011/2015 com governantes do Vale do Purus, Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano e Sena Madureira.
 Foto: João Narcisio e Professor Galvão

 Foto: Claúdio Ferreira e João Julio Brandão

Foto: Pastor José Ribamar
Francisco Oliveira Kaxinawá e Arnaldo Kaxinawá

 Foto: Luiz PInheiro (KOKÃO)
 Foto> Aluízio Lustarnaudes
Foto: Prefeito José Brasil
Foto: imagem da reunião no Centro Cultural de Sena Madureira

A ação de pavimentar uma rua vai muito além de colocar tijolos e garantir o acesso e o padrão estético de um bairro. Uma rua pavimentada significa bem mais que isso na vida de um povo. Representa uma tarde de cadeiras na calçada para observar as crianças jogando bola. Uma ambulância que pode fazer um resgate. Alunos que podem chegar e sair da escola sem sujar os pés de lama, mães que não precisam tratar os filhos doentes por causa da poeira.

Município Quantidade de Ruas

Acrelândia 64
Assis Brasil 59
Brasiléia 126
Bujari 78
Capixaba 22
Cruzeiro do Sul 43
Epitaciolândia 124
Feijó 72
Jordão 25
Mancio Lima 24
Manoel Urbano 46
Marechal Thaumaturgo 24
Plácio de Castro 30
Porto Acre 77
Porto Walter 18
Rio Branco 2.020
Rodrigues Alves 19
Santa Rosa do Purus 11
Senador Guiomard 95
Sena Madureira 62
Tarauacá 41
Xapuri 59

TOTAL 3139


22 municípios

658 quilômetros de ruas

2,4 mil ruas pavimentadas

4,2 mil empregos diretos

10 mil empregos indiretos

Fonte: Agencia de Noticia do Estado  do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário